domingo, 15 de fevereiro de 2009

Pessoas tímidas x pessoas anti-sociais

Frequentemente me deparo com pessoas muito reservadas. A maioria das pessoas ficam quietas no canto delas e só se mexem quando há um forte interesse envolvido, seja profisisonal, financeiro ou sexual. De fato, a maioria das pessoas tem dificuldade em criarem vínculos umas com as outras, por diversos motivos, como medo de serem traídas, falta de interesse, desconfiança, antipatia gratuita, etc... Apesar de serem estes motivos para não se criar vínculos, percebo ainda que existe uma primeira trava que vem antes disso, uma trava que impede as pessoas de se aproximarem de outras para puxar assunto, perguntar alguma coisa, enfim, a trava da primeira aproximação. Esta trava pode ser causada por dois motivos principais: timidez ou complexo anti-social, motivos estes que pretendo discorrer um pouco sobre.


Da timidez.

Muitas pessoas são tímidas, isso é fato. Existem aquelas que até se esforçam para se socializarem, mas logo é possível perceber sua timidez quando conversamos com elas. Estas pessoas normalmente conversam sem olhar diretamente nos seus olhos, normalmente olham para baixo, como se houvesse um complexo de inferioridade. A linguagem corporal, além do olhar, também condena: cruzam os braços, mantém as mãos fechadas, algumas ficam vermelhas e chegam até a tremer. Como sei de tudo isso? Porque eu já fui tímida quando era mais nova. Como resolvi isso? Terapia do espelho, depois explico melhor.

O que causa a timidez? Falta de confiança em si próprio, falta de capacidade de resolver problemas (é uma causa e também uma consequência da timidez), sentimento de vulnerabilidade e complexo de inferioridade. Mais uma vez, digo isso por conhecimento das causas da minha própria timidez no passado, e foi através deste conhecimento que pude fazer um trabalho para resolver estes problemas e me tornar uma pessoa extrovertida.

Bom, o fato é que pessoas tímidas, como eu já fui, sentem uma dificuldade terrível de chegar em um lugar cheio de pessoas que não conhece, se entrosar em um grupo, puxar assunto e mostrar que é uma pessoa legal. Não é medo das pessoas em si, mas uma espécie de auto-punição, como se esta pessoa não se sentisse digna de receber a amizade e a atenção de outras pessoas.. isso é grave! No entanto, quando uma outra pessoa qualquer puxa assunto com um tímido, descobre que apesar de sua timidez, ele pode mostrar-se um amigo de verdade, com paciência para escutar e dar conselhos, enfim, ótimos amigos.. e essas pessoas com todo esse potencial de amizade se vêem sozinhas por conta desta barreira da timidez, por isso é bom refletir muito antes de desprezar uma pessoa apenas por sua timidez, ser uma pessoa extrovertida não é sinônimo de ser uma pessoa divertida e tampouco confiável.


Do complexo anti-social.

Pessoas com complexo anti-social não são tímidas, mas não gostam de outras pessoas logo de cara. Costumam enxergar primeiramente os defeitos para somente depois de muito tempo enxergarem alguma qualidade. Este é o oposto do tímido, pois o anti-social normalmente julga-se alguém acima do bem e do mal, uma pessoa boa demais para se misturar com qualquer um, por conta disso ele tem dificuldade em quebrar a primeira barreira do primeiro contato, uma vez que para que isso ocorra, a pessoa deve de alguma forma demonstrar estar à altura de conversar com ele.. ele só vai parar para conversar com uma outra pessoa que considere ser extremamente bonita, extremamente inteligente, extremamente rica ou com alguma qualidade muito visível a todos, pois para ele o que importa é que esta pessoa seja "especial" e, principalmente, que todos ao seu redor também reconheçam isso.

É o tipo de pessoa que alimenta um grande orgulho de ser quem ela é e por conta disso acha que o restante dos meros mortais não chegam aos seus pés.

O que causa este complexo? Orgulho exagerado, ego exaltado, excesso de auto-confiança, sentimento de invulnerabilidade e complexo de superioridade. Este tipo é bem difícil de lidar, uma vez que é mais fácil fazer um tímido fortalecer seu ego que um convencido se tocar se sua vulnerabilidade. Se alguma pessoa vier a querer conversar com um tipo desses, certamente dirá quem é um arrogante.. nem sempre isso é verdade, mas é a impressão que o anti-social passa, mesmo sem querer. Ele dificilmente terá amizades, a não ser de pessoas que ele considere especiais e que sejam do perfil de pessoas tímidas com o ego bem fraco para não se ofenderem com os anti-sociais.


Conclusão.

Diante dessas perspectivas, o ideal seria um verdadeiro equilíbrio entre estes dois perfis principais de personalidades sociais, algumas pessoas conseguem, mas a maioria se prende em um desses extremos. De qualquer modo, penso que as pessoas deveriam ser mais abertas ao mundo, a novas amizades e conhecimentos, pois toda e qualquer interação social é um aprendizado, nós só temos a ganhar com isso, ao contrário do que muitos pensam.

56 comentários:

  1. Oi, valw pelo post,
    nunca tive facilidade de me
    relacionar com outras pessoas,
    e achava q era algum tipo de sociopatia,
    mas agora vejo q e so timidez extrema,
    me ajudou mesmo, valeu

    ResponderExcluir
  2. agora entendi melhor o que se passa cmg
    sou mesmo timido
    nao é nenhum grande defeito que eu tenha
    mas é um grande problema que tenho de resolver
    obrigada pelo post fiquei mesmo esclarecido
    sempre tive dificuldades em socializar e em conhecer pessoas novas
    mais uma vez obrigado

    ResponderExcluir
  3. muito interssante, mas ea terapia do espelho?

    ResponderExcluir
  4. muito bem explicado
    também queria saber da terapia do espelho =)
    abs

    ResponderExcluir
  5. Eu já estou preparando o texto explicando a Terapia do Espelho, assim que estiver pronto eu postarei aqui. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante mesmo gostei!

    ResponderExcluir
  7. Sou muito timido
    e esse post me ajudou muito.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Sou mto timida
    i este post me ajudou mto
    obrigada
    por favr poste rapidamente u post sobre a terapia de espelho

    ResponderExcluir
  9. Eu sou uma pessoa muito timida coloco uma barreira para me relaconar com pessoas que acho que seja mais doque eu sinto muito ecesso de inferioridade principalmente com pessoas que trabalham comigo como meus patrões não consigo me relacionar com pessoas que estejam acima de mim que tenham um cargo maior perto delas me sinto pequena demais me ajude com a terapia do espelho pois as vezes acho que não vou aguentar

    ResponderExcluir
  10. muito obrigado me sinto melhor sabendo que sou anti-social não gosto de me relacionar com as pessoas

    ResponderExcluir
  11. olha, não sei bem onde me encaixo, de fato sou tímida, mas existem pessoas que de cara, eu não gosto e quando isso ocorre, me transformo numa pessoa insuportável, mas não sou orgulhosa, não tenho excesso de auto-confiança, pelo contrário, me sinto inferior a essas pessoas que não gosto...
    me ajuda aí a descobrir o que é isso.

    ResponderExcluir
  12. oiii pessoal eu considero uma pessoa mt timida
    n tenho amigos porque tenho mt dificuldade
    de me relacionar com as pessoas por causa da minha timidez, quero mudar o meu tipo de ser mas eu n consigo, quero superar essa timidez o que eu faço galera me ajuda de uma sugestão para mim

    ResponderExcluir
  13. ai para quem fez esse texto muito obrigado!
    me esclareceu muito como é meu perfil e como lidar com as pessoas sou um pouco timido mas ja
    á um tempo estou mais extrovertido na sala de aula e com os amigos
    Sinto que irei melhorar

    ResponderExcluir
  14. nussa eu amei esse texto eu so tipo MUITOOOOOOOOOOOOO mais MUITOO timidaa

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Pode me dar uma dica que como me aproximar de uma pessoa muito tímida? Tão tímida a ponto de não dialogar! rs

    ResponderExcluir
  16. eu sou muito timido , não tenho amigos ,não tenho namorada e me sinto muito mal com isso...
    Eu sempre tento ser legal com as pessoas , mais tenho medo da reação de algumas. Eu sinto vergonha de conversar com meus pais sobre isso , eles podem pensar que talvez eu seja um fraco não sei direito. Tenho só 16 anos e não aguento mais isso,se eu tivesse amigos de verdade talvez seria bem melhor enfrentar isso.
    Eu pensei várias vezes em me matar ,mas até coragem me falta pra ir adiante.
    será que preciso de ajuda?
    Vou deixar meu msn caso alguém se interesse em conversar comigo sobre o assunto :
    wade-way@hotmail.com

    Esse texto me ajudou muito , eu achava ser anti-social antes , mas percebi que sou apenas tímido.valeu!!!

    ResponderExcluir
  17. Por causa da minha timidez as pessoas pessam
    que eu sou arrogante, na verdade
    eu não consigo chegar e conversar com uma pessoa normalmenteeu, tenho muita vontade,
    mas não consigo, tenho medo do que ela vá pensar de mim, sei lá.
    Espero um dia vencer essa timidez.

    ResponderExcluir
  18. O meu maior medo é pagar mico... eu não sei o q tenho na cabeça + sempre que alguém fala comigo eu fico com medo de falar algo errado e essa pessoa pensar alguma coisa ruim de mim, e fazer todo mundo me odiar.... por isso fico muito no pc, pq aqui consigo falar o que quiser... não sei pq... tauvez tenha + amigos aqui do que na vida real... :( espero um dia deichar de ser assim... estou tentando superar.

    ResponderExcluir
  19. è triste ser timida, pois tenho 20 anos e ainda sou BV por causa da timidez,não saio de casa (por falta de companhia),não estou fazendo facul. ja nao to aguentando mais ficar sozinha, to ficando mto depre. Antes pelo menos eu tinha a escola,e algumas "colegas" e uma amiga!!! As pessoas me dizem q eu pareço antipatica, e por isso nao chegam em mim, mas eu nao sei o que fazer,nao consigo mudar minha "linguagem corporal",parece q me sinto mal ou perdida, dependendo da situação ...

    ResponderExcluir
  20. Olá! muito bom realmente, agora tenho uma dúvida! uma pessoa pode ser os dois casos? sou timido mas quando consumo bebida alcolica me sinto anti-social.

    ResponderExcluir
  21. Oi, sua pesquisa foi de suma importância para mim. Eu não me considero uma pessoa tímida, mas sim, anti-social.Quando estou em um lugar e aparece um amigo e vem me comprimentar, fico vermelha e começo a tremer.Eu não considero isso como uma timidez, pois me entroso com pessoas que realmente você disse em seu comentário. Fiz uma pesquisa, e descobri que isso tem cura, é só passar em um psiquiatra que ele irá passar uma medicação correta, fiquei muito feliz ao descobri isso.

    ResponderExcluir
  22. WADE WAY !!!!


    , NUNCA MAIS PENSE UMA BESTEIRA DESSA, NUNCA MAIS PENSE EM SE MATAR, EU TBM SOU UMA PESSOA EXTREMAMENTE TIMIDA, MAS ESTOU CONSEGUINDO MUDAR ISSO, OU PELO MENOS PERCEBER COMO MUDAR , ISSO COM A AJUDA DO MEU NAMORADO,
    COMEÇE A ORAR A DEUS , PEÇA A ELE QUE O ILUMINE EO AJUDE, E ARRUME UMA NAMORADA , E SE ESFORÇE PARA NÃO LARGAR, PEÇA A DEUS QUE COLOQUE EM SEU CAMINHO A PESSOA CERTA PARA TE AJUDAR.ENTENDEU ?
    FAÇA ISSO , ORE, ORE, PEÇA A DEUS, E ARRUME UMA COMPANHEIRA PARA TE AJUDAR.NÃO IMPORTA O QUE VOCÊ ESTÁ PENSANDO FAÇA ISSO.
    E LEMBRE , VIVA A VIDA DE DE DENTRO PARA FORA E NÃO DE FORA PARA DENTRO, VOCÊ AINDA VAI ME ENTENDER.

    ResponderExcluir
  23. O assunto do artigo é interessante, porém o seu conteúdo é abstrato, não tem essência.

    Seria um bom começo pesquisar sobre a sociedade em que vivemos, o quanto esta sociedade é injusta para aqueles que tem boas idéias para o crescimento de todos.

    É difícil ter que trabalhar duro para contribuir com a média de 40% de carga tributária na compra dos produtos, sem que isso afete o seu lado emocional. Isto foi só um exemplo.

    É difícil conviver com um povo vazio que pratica fofoca o tempo todo. E isso não faz de mim uma pessoa anti-social, sou apenas uma pessoa que luta pelo crescimento de todos, e que acredita que existe uma luz no fim do túnel.

    O que tudo isso tem a ver com o artigo? tudo! pois é com base nas condições que somos submetidos a viver que formamos a nossa personalidade para a sociedade.

    []'s

    ResponderExcluir
  24. Sou tímido, e além disso, tenho o "dom" de atrair pessoas que gostam de falar mal de mim pelas costas! Isso é horrível, pois apesar de tímido, qndo conversam comigo sou simpático e ouço as pessoas numa boa, mas sempre há pessoas que acham que você é arrogante e "sem graça" só porque você não sai por aí gritando sobre sua vida super badalada! Mas o importante é não ficar abalado e tentar vencer nossos problemas sociais, respeitando a todos, e sem perder a Auto-estima ou a esperança de que as pessoas saberão conviver harmoniosamente com as diferenças!!

    ResponderExcluir
  25. Bom... esse post me ajudou muito vlw

    ResponderExcluir
  26. eu também sou uma pessoa muito tímida,nunca foi tão timida assim.! desde de criança sempre foi bem espotânea.! não tinha medo das coisas era segura naquilo que fazia.!hoje tenho vergonha em entrar em locais onde não conheço as pessoas,ir para os locais sozinha,tenho vergonha em me relaciona com alguma pessoa pessoa que gosto muito.mas estou tentando mudar..! acho que não devemos ligar para o que os outros vão ver de nós,temos que está de bem com si mesmo.!por que o que importa é está feliz .! por que ninguém vai trazer a nossa felcidade.! seja feliz por que ninguém sabe a metade do que você passa em sua vida.

    ResponderExcluir
  27. apenas digo a vocês um conselho seja feliz..! do jeito que vocês são.!e o que as outras pessoas vão penssa não o enteressa.! por que o problema é seu e de mais ninguém.! tente vencer seus Obstáculos ,aquilo que você se senti fraco em fazer e com tepo ganhará confiança em si mesmo.!esse é o grande problema e medo de um timido não tem confiança em si mesmo.!a alta-estima tem que está sempre presente.!

    ResponderExcluir
  28. Noossa!! Eu achava que era tímido, mas agora vi que sou realmente ANTI-SOCIAL!! kkk Não acho isso ruim, pois realmente não gosto de me relacionar com as pessoas...

    ResponderExcluir
  29. É, mas agora analisando, é bem meio-termo, pq às vezes não me relaciono por me achar inferior... Mas aí, eu estufo o peito, ponho o nariz lá em cima e faço uma cara de INSUPORTÁVEL que quase ninguém sabe fazer, com o pensamento de que ignorando todo mundo vou passar uma imagem de superior... É um misto do complexo de inferioridade com o de superioridade, pq muita gente eu ignoro por realmente me achar superior à tal... :/ Eu geralmente espero que as pessoas venham até a mim pra eu conversar e me soltar, do contrário, eu fico na minha, ou por PURA vergonha, ou então, soberba! É realmente uma incógnita! :D (por Pedro)

    ResponderExcluir
  30. rs eu sou mais ou menos timido, eu converso com as pessoas,mais eu nao falo muito, prefiro escuta, mais eu olho no olho e tals, unica coisa de timido que tenho, eh olha muito pro chao e nao falar muito, mais com o tempo eu vou aprendendo a fala um pouco mais, ate porque muitas pessoas, nao gostam de outras por falarem muito, entao nao quero muito essa abilidade de fala muito =)

    ResponderExcluir
  31. NUNCA TIVE FACILIDADE EM LIDAR COM A SOCIEDADE,ASSIM COMO VOCÊS,MAS LIDAR COM CERTAS PESSOAS EM PARTICULAR É EXTREMAMENTE COMPLICADO,POIS HOJE E DIA SÃO POUCOS QUE OUVEM,E NADA TÊM A FALAR,AÍ QUANDO VC COMEÇA A FALAR,DIZEM QUE VOCÊ FALA DEMAIS,MAS O PROBLEMA É QUE ELE(A) NÃO FALA NADA OU QUASE NADA.
    ISSO ACONTECE COMIGO NA MAIORIA DAS VEZES,POR ISSO ATÉ ME CONTROLO PRA NÃO CONVERSAR MUITO COM MEDO DE NÃO SER OUVIDO OU MEDO DE A PESSOA QUE ME OUVIR FOR UM IDIOTA COM A MENTE NADA ABERTA E POR ISSO NÃO ACEITAR IDÉIAS NOVAS QUE EU DIRIA PRA ELE,E COMO COMENTARAM ALI EM CIMA,ACONTECE COMIGO TAMBÉM A FACILIDADE DE CONHECER PESSOAS QUE GOSTAM DE ZUAR COMIGO,MAS VAI VER QUE ELES NÃO TEM NADA MELHOR PRA FAZER NÉ,MESMO ASSIM SE ELES NÃO FOSSEM IDIOTAS NÃO AGIRIAM ASSIM

    CONCLUSÃO : O GRANDE PROBLEMA É A IGNORÂNCIA DA MAIORIA DAS PESSOAS.VOCÊ,EU,NÓS,A MENORIA QUE TEM RACIOCÍNIO SUFICIENTE PRA VIVER EM PAZ E MELHOR SOFREMOS COM ISSO,PODE SER ALGUMA PSICOPATIA,TALVEZ AUTISMO,MAS CREIO QUE NA MAIORIA DAS VEZES É MESMO A PRESSÃO DA SOCIEDADE E O GOVERNO QUE NÃO MELHORA A EDUCAÇÃO E NOS QUEREM COMO SEMPRE FOMOS,A MAIORIA BURRO E MENORIA RACIONAL,SÓ QUANDO UM DIA O MAL DA INSEGURANÇA OU OUTRO BATE NA PORTA DELES ELES IRÃO SENTIR.

    ResponderExcluir
  32. oi sou um pouco timida gosto de conversar mais quando é um pessoa que vi poucas vezes se me pressionar eu me travo .as vezes me diminuo por qualquer motivo me culpo por tudo . nao sei bem tomar decisoes as vezes ouço mais as opinioes dos outros que a minha .

    ResponderExcluir
  33. Eu sou tímida, acredito que seja por causa da minha auto-estima que é baixa devido ao fato de eu ser meio gordinha, isso é horrível pra mim, e eu sei que não é nada exagerado, mas me encomoda e é uma coisa da qual eu não consigo mudar eu tenho muita dificuldade para emagrecer, isso me faz sentir insegura e por muitas vezes eu evito contato com as pessoas, mas na maioria das vezes eu faço amizades porém não consigo mantê-las por muito tempo, eles acabam virando apenas colegas porque permaneço distante.. Só quem é tímido assim pode entender, eu sofro por causa disso.

    ResponderExcluir
  34. Oi!..muito bom seu post!eu tb aprendi sozinha a superar esse problema!na época meus pais quiseram q eu fosse em psicóloga,mas qnd eu realmente aceitei isso ja era tarde,pois eu ja havia acabagou com a timidez excessiva sozinha e a unica coisa q a psicologa me disse era pra eu arrumar um namorado(na época eu tinha uns 17 anos)...mas acho q o pessoal aqui quer saber sobre a sua tecnica do espelho,posta aí pra gente!rs

    ResponderExcluir
  35. Li o seu texto e achei interessante. Ás vezes, me sinto como se eu fosse o sujeito mais infeliz do mundo. E eu acho que eu sou. Sou extremamente tímido e também tenho um comportamento anti-social em casos específicos, no local de trabalho, por exemplo. Não tenho amigos, nem namorada. A unica pessoa com o qual consigo conversar é com a minha mãe. Gostaria muito, mas muito de acabar com essa minha timidez, de uma vez por todas, o que pra mim esta sendo muito difícil. A vontade que eu tenho de fazer boas amizades é muito grande. Mas me sinto numa espécie de prisão, um muro envolto em mim, uma barreira que me impede de iniciar uma simples conversa, ou até cumprimentar alguém, por me preocupar demais com a opinião dos outros. O medo de decepcionar alguem. É realmente triste ser desse jeito.

    ResponderExcluir
  36. Oiii...
    Eu passei por um momento muito dificil na minha vida, e por causa disso tive que mudar de cidade e perdi todos os meus amigos.
    Eu mudei meu jeito e nessa nova cidade, nessa nova faculdade não consigo fazer amigos. Nunca estive tão tímida.
    Já virei motivo de piada na faculdade, porque toda vez que alguém vem falar comigo eu fico vermelha. Não aguento mais isso.
    As pessoas dizem, aquela vermelinha e riem de mim. Elas vem me zoar por que sabem que eu vou ficar roxa. Queria mudar isso.
    Preciso da sua técnica do espelho. Por favor!!!

    ResponderExcluir
  37. Acho que o meu caso não é muito diferente do de vcs, sou muito timido e tbm sou ant-social, pelo menos acho
    que sou, fico vermelho por qualquer coisa, se alguem me encontra na rua por ex e
    eu estiver acompanhado fico vermelho, mais não é por vergonha.
    Tenho dificuldades de me relacionar com as pessoas, no ensino medio eu era até popular,
    mais no cursinho e agora na faculdade sou o contrário, percebo que isso se deve tbm pelo fato de eu estar
    em um meio que não é bem o meu, tanto no cursinho como na faculdade, a grande maioria das pessoas são de
    boa condição social, se vestem bem, saem bastante, viajam, tem carro, moram bem, etc... e eu sou simples,
    venho de familia simples, então me sinto meio peixe fora dagua, mais a verdade é que nunca me senti igual
    todo mundo, sempre me sinto diferente, como se eu não tivesse no meu grupo, mais ou menos isso.
    Não consigo olhar para as pessoas, e as vezes parece que não consigo parar de olhar, é como se o meu olho
    ficasse puxando pro lado da pessoa, não acho ela diferente, nem mais atraente, nada disso, mais é como se eu
    ficasse olhando de rabo de olho, e as pessoas tem reparado muito nisso, é extremamente desagradável, pq muitos
    caras na faculdade por ex pensam até que eu sou gay e estou afim deles por isso fico meio que olhando ¬¬ isso
    incomoda muito, acho que é devido a algum disturbio de socialização, e isso não acontece só com pessoas que eu
    não conheço, acontece tbm com pessoas da familia por ex.
    Tbm costuma vir pro meu lado muita gente ruin, aproveitadora, maudosa... já me decepcionei com algumas pessoas e agora estou mais esperto.

    ResponderExcluir
  38. oi fui um garoto muito timido. mais agora um pouco mais velho me soltei um poco mais ainda sim sinto dificuldade de se soltar,me falarão da técnica do espelho. mais com migo nao deu muito certo me senti um idiota falando com migo msm.
    ainda tenho problema quando uma as meninas vem falar com migo fico vermelho,e elas ruil de mim isso e muito chato.

    ResponderExcluir
  39. mto boum...
    Nunca fui timido qndo criança sempre fui mto extrovertido e tudo, dai fui creçendo e ficando mais na minha sei lah, eu falo com todo mundo mais as vezes fico com vergonha de falar com uma pessoa q eu não conheço direito sou mais ou menos timido na verdade! nas festas sempre danço ,agito a galera... enfim acho q nunca tive mto esse problema axo q era só isso mesmo!!!

    ResponderExcluir
  40. eu ficava muito demtro de casa perdi essa timides e icarei a vida e emfin hoje em dia eu sou lesbica e foda_se as pessoas que me jugam por eu sou quem sou by:carol

    ResponderExcluir
  41. Muitas pessoas confundem ser tímido com ser anti social. Eu sou anti social, embora algumas pessoas me achem tímida, EU não me acho, para mim sou totalmente anti social, prefiro ter uma Amiga do que ter 5 Colegas, e só levo uma amizade a sério quando eu confio muito na pessoas, etc... Não sou de ficar conversando com desconhecidos, mas se for preciso perguntar algo eu não tenho vergonha nenhuma, e porque às vezes eu sou séria demais me acham arrogante, ignorante e tal, mas quando vou tendo mais intimidade com a pessoa não é bem assim.

    ResponderExcluir
  42. oi. sou uma pessoa muito timida.as vezes quando tenho trabalho escolar para apresentar,fico toda vermelha,começo a tremer e a gaguejar. me sinto muito mal diante disso. Preciso da sua técnica do espelho. Por favor!!! (2)

    ResponderExcluir
  43. legal,consegui compreender melhor esse meu lado timido.

    ResponderExcluir
  44. Sou extremamente tímida, em comemorações intimas da família do meu marido, nunca participo por não ter assunto, não me sinto a vontade, fico toda embaraçada. Por isso sempre evito as pessoas. Até pra ir no comércio me evito pra não ter que enfrentar as pessoas.
    Me ajude se for possivel...

    ResponderExcluir
  45. Eu sou uma pessoa ant-social acabei de descobrir isso pois vece descreveu realmento como sou...e odeio ser assim.

    ResponderExcluir
  46. Nossa que susto, eu falava que era anti-social, mais descobrir que não tenho nada ah ver... Sou timi da msm...

    ResponderExcluir
  47. Olá. me chamo Izadora Velasco e lendo isso me acho uma pessoa antisocial. Nao faço amizade logo de cara, fico na minha observando a pessoa para depois ver se essa serve para ter um relacionamento de amizade comigo ou nao, mas nao é por orgulho ou me achar superior, mas sim por uma autodefesa. De inicio ninguem me agrada até que eu observe bastante e com isso acabo por parecer arrogante, mas se a pessoa que pretente ser minha amiga começar a falar dos meus defeitos e que sou arrogante piora tudo porque apartir daí acabo por ficar arrogante de verdade e fica mais dificil ter minha amizade. Se a pessoa que quer ser minha amiga enxergar alem da aparente arrogancia e obeservar minhas qualidades já é um grade passo para ter uma relação comigo.

    ResponderExcluir
  48. Sou muito tímido, não consigo olhar nos olhos das pessoas e gaguejo quando sou pressionado a dizer alguma coisa.
    Me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
  49. Não tenho medo de conversar ou me interagir com desconhecidos. De uns tempos pra cá, tenho rejeitado à intimidade. Tenho a sensação de que quando se cria um vincúlo mais íntimo com alguem, vc tem que obrigatoriamente conversar com essa pessoa quando vc não está afim de conversar; Sair com tal pessoa quando não se quer sair; Da atenção quando não quer se dar; Dar ou emprestar algo quando não quer se dar; enfim, vc tem que obrigatóriamete se dedicar a essa pessoa se quiser manter essa "amizade". Para mim isso dá trabalho,é um compromisso chato, e eu ma faço de tímido ou frígido para evitar que as pessoas me tomem como amigas delas e tentem me mudar ou ser um servo delas. Eu procura evitar a fadiga.

    ResponderExcluir
  50. sou extremament timido qdo tem festa tenho q tomar algumas cerveja pra eu mi soltar se eu nao tomar fico sem assunto com pessoas q eu nao tem intimidade fico paracendo peixe fora dagua

    ResponderExcluir
  51. Geralmente quem é timido esconde algo que na opiniao dele as pessoas nao devem saber

    Lucas

    ResponderExcluir
  52. Oi pessoal meu nome é wagner e sou muito timido e minha mulher briga muito comigo por eu ser assim, ela quer que eu seja mais ativo para conversas quer que eu me entrose com as pessoas mas é muito dificil para mim tento mudar mas nao consigo ser diferente,meu casamento de 2 anos ja esta quase acabando por esse motivo.
    Sendo que eu trabalho com vendas e com os clientes consigo conversar numa boa mas com as pessoas que sao proximas de mim nao consigo.
    Se alguem poder me ajudar meu email é
    wagner_estebam@hotmail.com
    Me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
  53. O Problema de mim é q eu naum simto mais vergonha mais alegria tristeza só dor e amar oq será q é isso ??? quem saber oque é me avizem me simto como uma pessoas bem diferente das outras . msn : vtr_150@hotmail.com ... ou no Facebook tbm é vtr_150@hotmail.com

    ResponderExcluir
  54. sou muito timida e isso tem me prejudicado muito na minha vida, não consigo ter uma relação duradoura pois torno-me possessiva e ninguém aguenta isso. Não sei o que fazer pois tenho 28 anos e a minha vida não anda para a frente ajude-me por favor

    ResponderExcluir
  55. me achava anti-social mas lendo isto vi que esta mais para timides pois nao me acho melhor que as outras pessoas ...

    ResponderExcluir